Seguindo normas da FBVA, cada Clube fica responsável pela emissão das placas Pretas e pela sua manutenção. Para tanto proprietário do carro candidato a receber Placas Pretas deve estar associado a um Clube conveniado, que lhe proceda com a inspeção de avaliação do referido veículo.
Obter pontuação de no mínimo 80% no quesito originalidade do veículo. Esta pontuação é descrita no manual de vistoria e possui quesitos de interpretação pessoal que podem variar de vistoriador a vistoriador. No caso de uma reprovação no liminar da pontuação necessária, uma comissão será consultada para haver a possibilidade de reverter uma decisão preliminar.
Serão aceitos como acessórios válidos, produtos disponíveis no mercado na época de fabricação do automóvel e que poderiam ser adquiridos como acessório então. O valor histórico destes acessórios é também reconhecido.
Apenas os diâmetros de produção da linha na época de fabricação serão aceitos para modelos fabricados tanto no Brasil como no exterior. Pneus de perfil extremamente baixos como série 50 ou menos apenas serão aceitos se as rodas mantiverem os diâmetros originais de fabricação para o carro tanto no Brasil ou no exterior, para a mesma linha.
IMPORTANTE: Após a renovação anual, a concessão da placa preta perderá validade se o carro for transferido. Os novos proprietários dos carros poderão associar-se ao nosso clube ou a qualquer outro que seja credenciado junto a FBVA, são todos bem vindos.